terça-feira, 28 de setembro de 2010

AEEEEE ESTADAO

Essa foi o Marco, um dos nossos comentaristas, que enviou. No último dia 20,
antes de declarar publicamente seu apoio a Serra, a Agência Estado, uma das
empresas do Estadão, publicou que a passagem de Serra por um comício no
Tocantins reuniu 20 mil pessoas. O tucano reunir tanta gente já é estranho,
mas a matéria tropeçou num “pequeno” erro: Serra nem tinha viajado ao
Tocantins devido ao mau tempo em São Paulo.

Outro “detalhezinho” a toa é que a notícia foi divulgada pela agência às
13h07, duas horas antes do início do evento. E lá estava escrito que a
passagem de Serra durou menos de quatro horas e chegou a reunir 20 mil
pessoas. Esse é o jornalismo de premonição praticado por um dos principais
jornais do país. Antes mesmo do fato, a matéria já estava pronta, com
destaque para o protagonista que faltou e até o público presente. Só
faltaram aspas do Serra atacando Lula ou Dilma, que poderiam ser
aproveitadas de qualquer outra matéria ou do editorial que ainda viria.

A Agência Estado é uma agência de notícias poderosa e o material que produz
é comprado por muitos jornais e portais em todos o país. Não se sabe quantos
reproduziram sua notícia fictícia, que chegava a descrever detalhes, como o
de que mais de 100 prefeitos do estado, além de senadores, ficaram “em torno
do tucano” para comício e carreata.

É o primeiro caso de comício por projeção holográfica da história, ou então
o Serra mandou seu ectoplasma lá para o Tocantins”

O diretor de redação do Estadão em Brasília, João Bosco Rabelo, disse ao
site Comunique-se<http://www.comunique-se.com.br/Conteudo/NewsShow.asp?idnot=6106&Editoria=8&Op2=1&Op3=0&pid=6360700516&fnt=fntnl>que
a matéria foi publicada por acidente, em função de uma falha no
sistema
de publicação. Que coincidência, não é? 

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